Projetos & Políticas
Posicionamento e Estudos
O sector de pagamentos é por excelência um sector dinâmico e em constante inovação, pelo que os Associados da ANIPE tendo em conta as idiossincrasias do mercado nacional definiram conjuntamente o seguinte conjunto de prioridades, como os desafios fundamentais para tornar Portugal num referente Europeu e Mundial a nível de pagamentos:
Ponderação e proporcionalidade das regras do Aviso 02/2021 tendo em conta o perfil e baixo risco transacional das IPME.
Acesso ao Modelo Onboarding Digital (KYC) simplificado para pagamentos.
Permitir o alargamento do objeto social das IPME à gestão de ativos virtuais dado os mecanismos robustos de PBC/FT de que dispõe.
Flexibilidade e proporcionalidade na aplicação do Aviso 04/2021 para garantir um impato positivo junto das IPME.
Promover o Unbunling efectivo do mercado de pagamentos Português, através de mecanismos de processamento e compensação acessíveis e competitivos.
Assegurar o efetivo registo e funcionamento de Agentes na prestação de serviços de pagamento para garantir transparência e uma efetiva paridade concorrencial.
Acesso equalitário a toda a gama de pagamentos de entidades públicas (multas, impostos, etc.), assim como a todos os concursos públicos.
Orientações concretas do regulador sobre requisitos e técnicas de segurança ou cibersegurança.
Representatividade das IPME assegurando a participação da associação em todos os Fórums e organismos oficiais relevantes de todos reguladores e supervisores.
Bureau de registo de morosidade e fraude de Agentes, apenas disponível para contribuição e consulta pelos participantes.
Para conhecer o posicionamento conjunto da ANIPE para cada um destes temas, por favor entre em contacto connosco através dos canais disponibilizados no site.